segunda-feira, 18 de julho de 2011

UNIDADE II – INTERNET, HIPERTEXO E HIPERMÍDIA
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: _Genilda Francisca da Silva Souza

Atividade 2.12

Relato de Experiência


O Projeto “Meu Livro, Minhas Descobertas, nasceu com o propósito de incentivar o hábito da leitura através da contação de histórias, com a intenção de formar leitores e escritores.
Este Projeto está  sendo desenvolvido na escola E.M.P.Salustiano Medeiros, localizada no Centro do município de Currais Novos/RN.
A idéia do Projeto surgiu da constatação de uma necessidade da turma, evidenciada durante a realização de uma atividade de produção textual com alunos do 5º Ano, que no momento, percebeu-se  as dificuldades acerca da leitura e escrita.
Iniciamos o Projeto, levando a turma para a sala de leitura Terezinha Macedo, para que a turma pudesse ter o primeiro contato com o acervo literário existente na escola. Neste dia, deixamos que eles ficassem a vontade, aproveitamos e fizemos várias fotografias.
Na  aula seguinte, iniciamos lendo a obra do poeta Antônio Francisco” Sete contos de Maria”, porque acreditamos que quando o Professor lê para seus alunos faz com que ambos compartilhem palavras, ilustrações, encantamentos e decepções, alegrias e tristezas, temores, impressões e descobertas. Juntos podem viajar a partir das páginas de um livro. Como já havíamos selecionado os livros infantis de acordo com a idade da turma, colocamos em cada mesa uma quantidade, para que cada aluno pudesse fazer sua escolha. Dando continuidade, deixamos que cada criança manuseasse os livros. Cada aluno escolheria o livro de sua preferência. Enquanto isso já fazíamos  o registro do livro para que eles pudessem levá-lo para casa. Percebemos um grande interesse da turma em relação a leitura. Percebemos também, que àqueles alunos com dificuldades na leitura não conseguia escolher um livro pra ler. Através dessas observações, nasce o projeto de reforço, para assim atender a esses alunos individualmente, objetivando levá-los ao mundo da leitura.
O Projeto terá continuidade neste segundo semestre, onde teremos o propósito de continuar trabalhando para desenvolver as habilidades de leitura e escrita, utilizando o computador para suas produções. Pretendemos no final do projeto, que cada aluno tenha em mãos sua própria obra. Pretendemos ver nossos alunos como Leitores Plenos e não como decifradores de

Nenhum comentário:

Postar um comentário