quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA


                                                  Projeto de Incentivo a Leitura

                                      MEU LIVRO, MINHAS DESCOBERTAS



Público:Alunos da Educação infantil ao 5º.

Duração: 1 Semestre

Mídias a serem utilizadas: Livros infantis
         Textos informativos
         Máquina fotográfica digital
         Scanner
         Computador

Objetivo Geral: Promover o contato da criança com o livro, incentivando o gosto pela leitura.
         
Objetivos Específicos:
Despertar o gosto pela leitura e pela pesquisa côo um processo primordial para uma bos aprendizagem;
 Promover através da contação de histórias, criatividade e espírito  literário;
 Estabelecer relações entre a criação literária e outras formas de arte com a música, a pintura e apresentações artistas;
 Produzir poemas, utilizando recursos e tipos conhecidos como: acrósticos, paródias paráfrases e sonetos;
                   

                
Justificativa:
É através da leitura que ampliamos a nossa capacidade de pensar, de resolver problemas de forma mais consciente e satisfatória. Os alunos necessitam vivenciar na escola experiências ricas com a leitura para que possam, em sua formação de leitores, recorrer aos livros como fonte de informação, instrumento de aprendizagem e forma de lazer.
 O Projeto “ Meu Livro, Minhas descobertas visa o incentivo à leitura de forma lúdica, adotando a contação de histórias e apresentações artistas,como principais recursos pedagógicos.

Metodologia: Seleção de acervos de histórias de acordo com a idade e interesses do aluno; Escolha de autores para serem trabalhados durante a execussão do projeto; Promover festival de leitura; Apresentações de peças teatrais(reconto das histórias); Criação do clube Maluquinhos por leitura; saraus; poesias; Seminários; Oficinas de produção textual; Premiação para leitores do bimestre com entrega de marcadores de livros.

Avaliação:
A s ações serão avaliadas a partir de elaboração de uma ficha para acompanhamento da leitura e participação do aluno nas atividades desenvolvidas durante a execussão do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário